shutterstock_396573496.jpg

Sobre a doTerra

Fundada em 2008, a doTERRA foi construída com a missão de compartilhar óleos essenciais de pureza garantida com o mundo. Tendo visto por si mesmos os incríveis benefícios que podem ser obtidos com a utilização desses recursos preciosos, um grupo de profissionais de saúde e da área comercial se propôs a tornar esta missão uma realidade. Eles fundaram uma empresa e a nomearam doTERRA, um termo latino que significa "Dádiva da Terra".

 

O primeiro obstáculo a superar, no entanto, foi estabelecer um padrão de qualidade em um ramo de atividades que nunca teve um. Não bastava simplesmente fornecer óleos essenciais para lares em todo o mundo; os fundadores da doTERRA comprometeram-se a fornecer apenas os óleos essenciais da melhor qualidade e mais puros para que as famílias pudessem saber, com certeza, que estavam usando somente o melhor para promover o bem-estar de seus entes queridos. Esse comprometimento levou à criação de um novo padrão de qualidade: CPTG® (Certificado de Pureza Testada e Garantida).

 

Concretizar um projeto tão grande como o de levar óleos essenciais ao mundo exigiu uma equipe de pessoas dedicadas. Essa equipe precisaria ser composta por pessoas empenhadas ao trabalho árduo, comprometimento, paixão e visão. Essa equipe cresceu desde sua formação inicial, mas a missão continua sendo a mesma - fornecer óleos essenciais que beneficiem a todos, desde o novato até o especialista, e que possam ser usados com segurança em seus entes queridos.

 

Compartilhar óleos essenciais é uma experiência única, e os fundadores da doTERRA reconheceram que um modelo de vendas tão exclusivo seria necessário. Para melhor facilitar as experiências pessoais com os óleos essenciais, a doTERRA utiliza um modelo de venda direta que faz com que os distribuidores trabalhem com clientes em vez do marketing de massa. Essa abordagem mais individual permite que as pessoas expermimentem em si mesmas a incrível força dos óleos essenciais, enquanto desenvolvem relacionamentos de confiança. Esse modelo também criou a oportunidade para as pessoas e as famílias alcançarem seus sonhos de independência financeira. Atualmente, mais de dois milhões de Consultores de Bem-Estar usam e vendem produtos doTERRA em todo o mundo.

 

A primeira oferta de óleos essenciais doTERRA incluiu 25 óleos únicos e 10 "mixes" e foram introduzidos para venda em 25 de abril de 2008. Desde então, a doTERRA adicionou muitos outros óleos individuais e "mixes" de óleos, bem como suplementos, uma linha de spa e produtos para uma vida saudável com base em tecnologias de óleos essenciais e uma filosofia abrangente de bem-estar. Claro, essa oferta não seria possível sem uma Rede Botânica Global de artesãos e destiladores. Como a doTERRA tornou-se um parceiro confiável no setor de óleos essenciais, também consegue ajudar as comunidades a melhorar seu próprio futuro econômico por meio do modelo Co-Impact Sourcing® (Fornecimento Coimpacto) e da Fundação doTERRA Healing Hands™.

 

Com base em um complexo industrial e comercial de última geração em Pleasant Grove, Utah, a doTERRA continua trabalhando para alcançar sua meta de fornecer a todas as famílias, em todos os lugares, os benefícios de bem-estar proporcionados pelos óleos essenciais.

O que é CPTG

Teste de qualidade CPTG®

 

A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante. Um óleo essencial que não seja puro representa o risco de germes e metais pesados ou adulterados no seu corpo, o que pode provocar irritação, efeitos adversos ou até mesmo doenças. Como não havia um padrão aceito para a qualidade de óleos essenciais, a doTERRA criou seu próprio processo de teste, chamando-o CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida). O processo CPTG certifica que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia. A doTERRA também dá um passo adiante, fazendo com que todos os seus produtos e embalagens passem por uma bateria de testes para garantir um prazo de validade longo e eficaz. Este protocolo garante potência, pureza e consistência lote a lote.

 

Antes do processo CPTG® começar

 

Métodos adequados de crescimento, colheita e destilação também são cruciais para a manutenção da pureza. Práticas de produção precárias e o desenvolvimento de variações sintéticas de óleo essencial sugerem que é impossível identificar com precisão um óleo essencial puro, sem análise científica. A análise apropriada dos componentes dentro de um óleo essencial é um dos aspectos mais desafiadores e detalhados da garantia de qualidade.

Saber quais das muitas espécies diferentes de uma certa planta proverão os benefícios de bem-estar mais significantes é o primeiro passo na produção de um óleo essencial de maior qualidade. Baseando-se na experiência de botânicos, químicos e profissionais de saúde, os materiais botânicos são cuidadosamente selecionados por suas concentrações naturais de compostos aromáticos ativos.

 

O cultivo de plantas em ambientes mais favoráveis, além da colheita e transporte cuidadosos do material vegetal para o processamento garantem um ótimo rendimento de óleos essenciais puros e potentes. Abrangendo os continentes do globo, a rede exclusiva de produtores e colhedores da doTERRA é especialista em cultivar plantas específicas para a indústria de óleos essenciais.

 

O Processo CPTG®

 

O teste CPTG começa imediatamente após a destilação de cada óleo, onde ele é revisado quanto à sua composição química. Uma segunda rodada de testes é realizada em nossas instalações de produção para garantir que o que foi destilado e testado é o mesmo óleo essencial que foi recebido. Uma terceira revisão da química do óleo é conduzida em um procedimento trifásico à medida que os óleos são envasados nas embalagens que usamos como consumidores. Cada um desses testes confirma que o óleo essencial está livre de contaminantes e alterações inesperadas durante a produção.

 

O protocolo CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) inclui os seguintes testes:

  • Teste organoléptico

  • Teste microbiano

  • Cromatografia em fase gasosa

  • Espectrometria de massa

  • Espectroscopia de infravermelho de transformação de Fourier (FTIR)

  • Teste de quimioterapia

  • Análise isotópica

  • Teste de metais pesados

 

Historicamente, a cromatografia gasosa era o suficiente para identificar componentes individuais em um óleo essencial. No entanto, à medida que métodos mais sofisticados foram criados para o desenvolvimento de produtos sintéticos de óleos essenciais, foram necessários mais métodos de validação. Ao longo do tempo, métodos de teste adicionais, como espectroscopia de massa, análise quiral, varredura FTIR, análise de isótopos de carbono e outros foram desenvolvidos para identificar com mais precisão cada constituinte dos óleos essenciais individualmente.

 

Teste Organoléptico

 

O Teste Organoléptico envolve o uso dos sentidos humanos - visão, olfato, paladar e tato. Para destiladores experientes, os sentidos são usados como a primeira linha de testes de qualidade para fornecer pistas imediatas sobre a aceitabilidade de um produto. O óleo que tiver um cheiro incomum, consistência irregular ou cor estranha instantaneamente diz ao destilador que algo está errado. Muitas vezes, esse teste é usado como uma etapa preliminar de controle de qualidade antes que qualquer outro teste seja realizado.

 

Teste Microbiano

 

O Teste Microbiano envolve a análise de um lote de óleos essenciais para a presença de micro-organismos bio-perigosos, como fungos, bactérias, vírus e mofo. O processo envolve a coleta de uma amostra e depois a adição dessa amostra a um meio de crescimento estéril em um prato ou placa fechada. A amostra é incubada por um período de tempo e depois observada para o crescimento microbiano. Este teste é realizado no produto que entra na instalação de fabricação e nos produtos acabados antes da distribuição para garantir que o produto não tenha sido contaminado durante o processo de envasamento.

 

Análise de Cromatografia a Gás e Espectrometria de Massa (GC/MS)

 

Na Cromatografia a Gás, um óleo essencial é vaporizado e passa por um mecanismo para separá-lo em seus componentes individuais. Cada componente viaja através do mecanismo a uma velocidade diferente, dependendo do seu peso molecular e propriedades químicas, e é avaliado à medida que sai dele. Usando este método de teste, os analistas de controle de qualidade podem determinar quais compostos estão presentes em uma amostra de teste.

A Espectrometria de Massa é utilizada em conjunto com a Cromatografia a Gás para determinar ainda mais a composição de um óleo essencial. Na Espectrometria de Massa, os constituintes previamente separados por GC são ionizados e enviados através de uma série de campos magnéticos. Usando-se peso molecular e carga, a quantidade de cada constituinte pode ser identificada, fornecendo informações adicionais sobre a potência do óleo essencial.

 

Espectroscopia de Infravermelho de Transformação de Fourier

 

A Espectroscopia de Infravermelho de Transformação de Fourier (FTIR) é conduzida para garantir a potência e a qualidade consistente de um lote de óleo essencial. Este método de teste identifica os componentes estruturais dos compostos do óleo essencial. Em uma varredura FTIR, a luz infravermelha de diferentes frequências brilha através de uma amostra de óleo essencial e a quantidade de luz absorvida pela amostra é medida. A qualidade da amostra é determinada pela comparação dos resultados de uma leitura FTIR a um banco de dados histórico com padrões de absorção de amostras de alta qualidade.

 

Teste de Quiralidade

 

Quiralidade, uma uma palavra derivada da palavra grega "mão", é um termo usado para descrever a orientação 3D de uma molécula. Assim como temos duas mãos, as moléculas quirales existem em duas formas, distinguidas tanto pela mão direita quanto pela esquerda. Você pode visualizar este princípio olhando para suas mãos; quando colocadas lado a lado, são imagens espelhadas umas das outras. No entanto, quando colocadas em cima umas das outras, não importa como você as gire, não pode fazê-las se alinhar exatamente. Em moléculas, cada "mão" possui diferentes propriedades químicas, o que afeta suas interações fisiológicas no corpo. Uma mão é produzida predominantemente na natureza. No entanto, em um ambiente de laboratório, a proporção de moléculas de direita para esquerda é sempre 50/50 devido às suas semelhanças estruturais. A proporção de constituintes da mão direita para a mão esquerda pode ser determinada através de um tipo especial de Cromatografia de Gás. Embora não seja comumente realizado em uma base de lote para lote, este método de teste é usado para garantir que nenhum elemento sintético esteja presente.

 

Análise Isotópica

 

A matéria é composta de minúsculos blocos de construção químicos chamados de elementos. Embora existam dezenas de elementos, cada um é distinto devido aos prótons que contém. Às vezes, um elemento pode existir em mais de uma forma estável se tiver mais ou menos nêutrons. Quando isso ocorre, os elementos são chamados de isótopos. O elemento carbono existe em dois isótopos estáveis, carbono-12 (6 prótons e 6 nêutrons) e carbono-13 (6 prótons e 7 nêutrons). Como os óleos essenciais são compostos orgânicos, eles são constituídos principalmente de átomos de carbono e terão uma certa proporção de carbono-12 para isótopos de carbono-13. Esta proporção varia de acordo com sua localização ao redor do mundo.

Usando um tipo especial de Espectroscopia de Massa, é possível determinar quais isótopos estão presentes em um constituinte de óleo essencial e em que quantidades. Se forem provenientes do mesmo local, todos os constituintes em um óleo essencial devem ter a mesma proporção de isótopos. Se um componente específico tiver um perfil isotópico diferente do dos outros constituintes, o analista de controle de qualidade saberá que o óleo contém uma adulteração.

 

Teste de Metais Pesados

 

O teste de Metais Pesados mostra a quantidade de metais pesados no óleo essencial. Quando devidamente destilados, os óleos essenciais não devem conter metais pesados. O teste de ICP-MS usa um meio de alta energia chamado Plasma Acoplado Indutivamente (ICP) para ionizar a amostra. A amostra é então executada através de um espectroscópio de massa, que separa a amostra em suas partes elementares e fornece uma leitura sobre quais elementos estão presentes e em que quantidades.

O que é Fornecimento Co-Impacto

Fornecimento Cōimpacto

 

Além de fornecer óleos essenciais de alta qualidade, a doTERRA está empenhada em fazer uma diferença positiva na vida dos agricultores, colhedores e destiladores que contribuem para a produção dos óleos doTERRA.

 Com mais de 100 óleos essenciais em sua linha de produtos, as fontes dos óleos doTERRA vêm de mais de 40 países - mais da metade dos quais podem ser considerados países em desenvolvimento. Para garantir que os pequenos agricultores e colhedores em áreas desfavorecidas sejam tratados de forma ética, a doTERRA introduziu uma iniciativa chamada Fornecimento Coimpacto.

O Fornecimento Coimpacto é uma iniciativa que procura desenvolver, em longo prazo, parcerias com fornecedores mutuamente benéficas, gerando empregos sustentáveis e proporcionando renda confiável em áreas subdesenvolvidas. A doTERRA está comprometida com o tratamento ético de seus fornecedores, provendo pagamentos no prazo a preços justos. Os cultivadores e colhedores são incentivados a formar grupos cooperativos para compartilhar benefícios coletivos e poder de barganha, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades e capacidade.

 

Além disso, a Fundação Healing Hands™, organização beneficente da doTERRA, fornece financiamento e recursos para criar projetos comunitários de impacto social para melhorar vidas em comunidades maiores, onde os óleos são obtidos. Os projetos anteriores incluem a construção ou o patrocínio de clínicas médicas existentes, a instalação de água potável e sistemas de irrigação, a construção de escolas e o fornecimento de outros recursos educacionais, como programas de treinamento vocacional.

 

Conheça alguns de nossos projetos clicando abaixo.

Fonte: Site DoTerra Brasil