Trabalho de parto com óleos essenciais


Quando fiquei grávida logo sabia que não tinha como controlar como seria o parto. Afinal, se houvesse qualquer risco eu iria aceitar a cesária mas.... o que eu queria MESMO era ter minha pequena de parto natural. Não em casa, mas sem cortes. Por sorte tudo correu bem e hoje faria tudo igual, exceto por... usar óleos essenciais para me ajudar!

Pois eh... não conhecia esse mundo incrível na época mas hoje vejo os inúmeros benefício de usarmos essas gotas incríveis num momento tão delicado. Muitas doulas usam (aliás... que trabalho incrível o de uma doula). E hoje, nos EUA, muitos hospitais usam também. Quem sabe, agora que o SUS aprovou a prática de aromaterapia para os pacientes, comecemos a ter esse benefício no Brasil tb?!

De toda forma, claro que todas devem conversar com seus médicos antes de simplesmente usar. Eles são nossos companheiros nesse momento tão lindo da gravidez. E precisamos sempre ser sinceras com eles. Mas deixo aqui algumas dicas de como podemos usar os óleos a favor das barrigas :)

Lembro que são dicas, ok? Quem quiser mais detalhes por favor fale comigo para poder ter todo o protocolo e contra-indicações eventuais. Não saiam por aí como as loucas dos óleos! kkkk Sei que é tentador mas busquem mais informação antes! kkk

Então, dito isso, vamos lá!

  • Ao longo da gestação nosso corpo muda muito e em alguns momentos podemos ficar inseguras com essas mudanças. Ás vezes podemos não nos reconhecer e ficar ansiosas com tanta coisa que acontece ao mesmo tempo. O óleo essencial de Bergamota, por exemplo, pode nos ajudar! Ele é ótimo para equilíbrio emocional. 1 gotinha num difusor pessoal pode ajudar a evitar enjoos e ansiedades desse período. Outra boa opção para o período todo da gestação é o blend aterrador Balance. Ele vai deixar a mamãe mais centrada e equilibrada, menos suscetível aos estresses e energias do ambiente que a cerca.

  • E falando em enjôos... são muito comuns e nosso blend Digestzen (ou Zengest) pode ser um super aliado quando usado de forma aromática. Ele tem propriedades incríveis que podem ajudar (e muito) inclusive nossos pequenos com cólicas ou prisão de ventre mas enquanto estiverem grávidas, nada de exageros pois ele contém gengibre. Apenas uma inalada direto do vidro para aliviar o desconforto!

  • Para o parto temos algumas opções!

  • Para ajudar nas contrações, uma sugestão é Cravo no difusor pessoal. Outras opções são Canela (Cinnamon) e Salvia Esclaréia (Clary Sage) e Jasmin.

  • Para as dores da contração, por exemplo, que tal fazer uma sinergia com Canela, Salvia Esclaréia e Manjerona (Marjoram)? Massagear ventre e lombar podem ajudar!

  • Para trazer tranquilidade para o momento, que tal colocar no difusor 1 gota do blend Serenity com Bergamota ou Laranja Doce (Wild Orange)??

  • E para o períneo, uma sugestão é massagem local com Lavenda, Frankincense (ou Olíbano) e Helichrysum

E depois do parto precisamos de ainda mais cuidado, não é mesmo?

  • Para recuperação do períneo, estudos clínicos apontam que banho de assento com óleo essencial de Lavanda ajudam a região a se recuperar.

  • Para descer o leite, por exemplo, ou aumentar a produção, sugestões podem ser Fennel (Erva Doce) e Basil (Manjericão)! Atenção ao uso do Fennel, que não pode ser por mais de 10 dias consecutivos, ok?

  • Mães cuidam muito dos seus bebês mas acabam esquecendo de si mesmas! Então vamos dar uma ajuda ao sistema imunológico, por exemplo, usando o blend On Guard, que é a base de cravo e outros óleos essenciais que nos ajudam no fortalecimento dos gl[obulos brancos e no combate a viroses e bactérias oportunistas.

  • Para ajudar nas noites, que tal uma forcinha da Lavanda e do blens Serenity? 1 gotinha no banho do bebê ou usando na Shantala e já se vê diferença :) Claro que a mamãe pode (e deve) também usar na sola dos pés para relaxar (dentro do possível kkk)

  • E não há qualquer impedimento em seguir usando o nosso blend aterrador Balance. Esse deve fazer parte da nossa vida! (opinião pessoal de quem usa kkk)

Lembrem que são sugestões e não falei de diluições aqui, ok? Então fique a vontade para comentar e tirar suas dúvidas conosco!

Bjs e até o próximo post!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo